top of page

Por que a editora surgiu?
A Editora Kazuá surgiu das percepções de uma equipe de profissionais sobre o mercado literário, a partir de opiniões de alguns autores já com livros prontos para publicar e de debates sobre suas dificuldades, por vezes, a má qualidade artística dos impressos. Autores precisam ter seus livros produzidos em grandes quantidades para que os custos de impressão e os repassados ao leitor se equilibrem. Depois, nos instigou e instiga a concepção do livro como objeto estético que, por vezes, é tratada como secundária. Para a Kazuá, um livro é um objeto de comunicação integral, com texto, cores, elementos visuais.

Quais as influências ou inspirações para o trabalho da editora?
Duas tendências contemporâneas de publicações nos influenciaram. Uma é a dos livros artesanais, muitas vezes de produção caseira, de difícil circulação e pouca praticidade para a comercialização. Outra, uma prática mais relacionada às artes plásticas, que é a produção de livros conceituais que apresentam, como em um catálogo, o conjunto da obra de um artista.



E como funciona economicamente a editora?
Buscávamos a solução para a publicação de alguns livros e acabamos encontrando uma brecha para um conceito de publicação. Através de apoios, acordo com as gráficas e investimentos, realizamos tiragens justas às expectativas de venda dos livros, com preço e qualidade altamente competitivos. Hoje temos excelente condição para realizarmos a publicação de 50 mil livros iniciais. Cada projeto realizado com êxito representa uma soma nesse número – e êxito, para nós, é o projeto dar satisfação aos autores e à equipe. Adequamos cada título a um volume de vendas de 100 livros, possibilitando, assim, a publicação de 500 títulos como meta inicial. Envolver os autores como primeiros parceiros da Kazuá é certamente o que mais tem nos dado motivação. Juntos, somos uma equipe que trabalha para atender a cada um dos autores com a responsabilidade da satisfação.

Qual o principal propósito da Kazuá?
Entrar na intimidade dos livros. Cada escrito que os autores nos apresentam tem um segredo, uma chave para uma metodologia própria para chegar como objeto na mão dos seus leitores. O projeto próprio de sucesso para cada livro. Adequar esse potencial e o desejo do autor ao público alvo, ao objetivo da publicação, às metas de lançamento e de distribuição são nosso trabalho e nos dão as dicas sobre o momento e o volume de cada tiragem. Indicam também, e mais importante do que isso, o estilo da edição, questão fundamental para definir o valor final do livro e da tiragem para cada autor, caso ele queira distribuir gratuitamente aos leitores. A Editora Kazuá considera frustrante e incorreto imprimir mais cópias do que os livros de fato solicitam. Fundamentalmente pensamos em evitar que os autores, por questões econômicas, errem e acabem ficando com uma quantidade exagerada de sua obra consigo. Além de frustrante para os autores, o caráter ecológico é relevante.

Em que a Kazuá se difere das editoras tradicionais?
Acreditamos que o autor não deva ter que arcar com altos custos para produção de seu livro. Nos preocupamos com a adequação do projeto editorial à realidade de circulação de cada título. Investimos para que todos os livros tenham um projeto gráfico de alto padrão estético, independentemente da tiragem, sem onerar nem o autor nem o leitor. Temos acordos de pagamentos de direitos autorais sobre os livros vendidos pela editora que respeitam o escritor. Buscamos autores que desejam ser parceiros e não apenas clientes a operar vantagens financeiras.

A editora publica qualquer estilo de escrita?
Nestes primeiros meses de nossa existência, estamos com as portas abertas não só a todos os estilos de escrita mas, também, e mais importante, a todos os assuntos e públicos. Consideramos a importância de experimentar. No entanto, nem todos os projetos nos interessam, nem todos os autores, nem todas as instituições.
Consideramos a Kazuá como nossa casa, e algumas posturas entendemos como prejudiciais. Por outro lado, temos em nosso projeto algumas áreas privilegiadas e dirigidas por conselhos acadêmicos, em que os livros são submetidos à análise e aceite destes conselheiros, como é o caso da área da Comunicação. Interessa muito a criação do que denominamos projetos experimentais. Cartões postais, adesivos, jogos literários... Tal como vemos, a divulgação de autores pode e deve se expandir além do formato livro. Somos uma equipe repleta de criadores e inexistem motivos para evitarmos a transcendência dos formatos.  A Editora Kazuá está aberta a bons projetos em qualquer estilo, gênero e formato!

Eu escrevo e quero publicar um livro. Como devo proceder?
De modo geral, acreditamos que um primeiro passo seja falar sobre seu projeto e suas expectativas para alguns amigos, envolver o seu entorno de relacionamentos na realização desse ideal nos parece uma sábia atitude. Na sequência, escolher alguns interlocutores que considere qualificados para apresentar o texto em si, expor uma leitura do original, escutar e testar o texto. Guardar essas sensações e procurar uma orientação mais adequada da editora pretendida é o passo a seguir.



Na Editora Kazuá, meus escritos serão avaliados antes de serem publicados?
Os textos recebidos por nós são avaliados, pensados e analisados sob vários aspectos. A partir daí começa um convite para algumas conversas para a compreensão dos ideais e das possibilidades de cada autor. Quase sempre, sobretudo nos livros mais teóricos e acadêmicos, consideramos que essa tarefa possa ser feita por um grupo de autoridades no assunto, como no caso dos escritos da área da comunicação, já citada. Mas este é um caso especial, temos recebido mais poesias, romances e contos, ficção. Nesse caso, avaliamos a atenção que cada texto necessita e, conforme seu tema e estilo, o encaminhamos para o profissional mais habilitado para sua avaliação, dentre os que temos na editora.



Mas quem avaliará meus escritos?
Em primeiro lugar seus e-mails sobre a publicação serão avaliados quanto às possibilidades de parcerias. Por exemplo: se a ideia do autor for um livro que solicite verba da editora para passar um ano em viagens de pesquisa, responderá alguém para adequar à possibilidade do que podemos e oferecemos, ou seja, um técnico executivo. Se for um livro já escrito, situação bem mais apreciada por nós, vemos quem na equipe poderá avaliar o conteúdo. Muitas vezes podemos realizar convite a um profissional de fora de nossa equipe para fazer essa análise. Da análise partimos para um contato com o autor. Invariavelmente os livros terão um revisor gramatical. Temos ótimas parcerias nessa e em outras questões relativas ao texto.

E que critérios são utilizados?
Nosso critério fundamental é a não exposição do autor a situações degradantes e, logicamente, da editora em publicar um texto problemático ou comprometido com questões ideológicas que ferem o pensamento dos membros da equipe.

Quanto gastarei para publicar meu livro na Kazuá?
Esta é uma questão absolutamente relativa: depende do tipo de livro, do projeto de vendas, do nível de envolvimento do autor com a editora, da lista enorme de questões a serem levantadas para avaliar um projeto. Alguns autores não precisam de capital nenhum para publicar conosco. Outros elaboram uma forma de investir com um capital de giro inicial para sua publicação, façamos uma tentativa de exemplificar essa questão. Por exemplo, um autor de poemas tem um arquivo de 78 textos inéditos e quer publicar. Perguntamos a ele que tipo de livro ele imagina e ele nos responde que um livro simples, pois não disponibiliza de grande capital para investir. Avaliamos o livro dele e constatamos que o livro terá entre 100 e 110 páginas. Livro simples, para nós, é com orelhas, papel bom, capa frente e verso, diagramado perfeitamente, com elementos gráficos interessantes e deve ser vendido no mercado para o leitor a R$ 25.  Mario fará seu lançamento e prevê que seus convidados comprarão, a esse valor, 30 livros. Ele precisará receber, então, supostamente, de R$ 750 no dia do lançamento. Os projetos que aprovamos em parceria devem somar 100 livros vendidos em três meses. Essa é nossa meta para cada um dos projetos. Vale lembrar que os custos de projeto gráfico, arte, diagramação são custeados integralmente pela Editora Kazuá. Revisores são sugeridos conforme a demanda de cada autor e o custo é acordado entre autor e o profissional que ele escolher. Apoio na divulgação do livro é oferecido aos autores que encaram a parceria, sempre que possível.



Quantos livros posso levar para casa?
Alguns projetos de publicações têm como foco uma quantidade de cópias dos livros para a distribuição gratuita, esta é outra pauta que, como o valor do livro, encontra uma variedade de elementos para ser respondida. Merece ser estudada a questão caso a caso.

A editora vende os livros?
Os custos com envio e comissões deixados com as livraria(s) e correios são de responsabilidade da editora e sobre todos os livros vendidos, por nós, os autores recebem 10% de pagamento de direitos autorais, independente se vendidos em livrarias, eventos, feiras, internet – também vendemos os livros on line, em nosso site.



A editora divulga os livros?
A divulgação dos livros e dos autores que publicam conosco é feita amplamente nas redes sociais, nos eventos a que somos convidados. Avaliamos as possbilidades e potencialidades de cada publicação e sugerimos, por meio de assessoria de imprensa especializada, a divulgação nos meios de comunicação tradicionais e mais específicos, como blogs e revistas especializadas. Cada autor e cada livro têm suas potencialidades e meios de alcançarem sua especifica forma de divulgação, cabendo, assim, ao autor e à editora encontrarem a justa medida da exposição.

A editora promove sessão de autógrafos?
Sessões de autógrafos, lançamentos e palestras são convites que instituições e feiras nos fazem, para realizar em parcerias ou apoios. Indicamos muitas vezes este ou aquele autor que sabemos ter mais habilidade de diálogo com determinados temas ou público, ou mesmo facilidade de
locomoção e ou interesse. Provocamos esse desejo nos nossos autores, apoiamos sempre que possível.



Acabaram meus livros, o que devo fazer e quanto devo pagar para ter mais
exemplares?

Cada selo da Editora Kazuá apresenta vantagens próprias para que os autores invistam na medida certa e lucrem com o decorrer das vendas. Para conhecer melhor o conceito Kazuá de publicação, entre em contato conosco.

Perguntas Frequentes

O QUE É A EDITORA KAZUÁ?

Mate sua curiosidade sobre nosso trabalho e venha publicar conosco!

© 2012 Editora Kazuá - Todos os Direitos Reservados

CNPJ 16.569.856/0001-12

Tel: 11 3337 2899

Celular: 11 9 8020.9848

Email: editorakazua@gmail.com
 

Contato:

Redes Sociais:

Endereço​​​​​​: Rua Ana Cintra 48/12 - Santa Cecília São Paulo/SP - Brasil

CEP 01201-060

  • w-tbird
bottom of page